Borrar Mensaje Luís Cardoso

  • Host: d129180.pnf.net.kpnqwest.pt
  • IP: 193.126.129.180
  • Navegador: Internet Explorer 6.x
  • S.O.: Windows XP
email   l.m.r.cardoso@clix.pt
www  
Fecha  11/05/2004 18:28

Re: TEMA 1 - Escola Clássica da Administração e Gestão (Taylor e Fayol)
Mensaje
Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia em França, e expandindo-se rapidamente por toda a Europa, a chamada Teoria Clássica da Administração (Henry Fayol). A Teoria Clássica partia do estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (secções, departamentos, etc.) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas). A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial ampliação do objecto de estudo da Teoria Clássica da Administração (abordagem anatómica e estrutural).

A Teoria Clássica, influenciada pelas estruturas organizacionais militares e eclesiásticas, concebeu a organização como uma estrutura rigidamente hierarquizada, estática e limitada. A preocupação não era com a divisão do trabalho ao nível individual, mas sim a divisão ao nível dos órgãos integrantes da organização. Assim surgiu a divisão horizontal do trabalho, ou seja, o agrupamento de actividades afins que Gulick chamou de departamentalização.
A divisão vertical do trabalho estabelecia a hierarquia da autoridade determinando a chamada autoridade de linha, que se concretizava na subordinação integral de um indivíduo ao seu chefe imediato. Para os clássicos da administração, a importância do estabelecimento de princípios residia no facto de servirem regras ou normas a serem seguidas pelos administradores.

Os elementos da administração para Urwik são os mesmos que para Fayol, apenas desdobrados em sete: investigação, previsão planeamento, organização, coordenação, comando e controle. A conhecida sigla POSDCORB é atribuída aos trabalhos de Urwick e Gulick, que, como os demais teóricos da Administração Científica, se preocuparam com a padronização das tarefas e da produtividade.

Actualmente prefiguram-se algumas mudanças no contexto escolar. A gestão da escola dos nossos dias caminha para aquilo que Luther Gulick chamou de posdcorb. Deste modo o perfil do gestor deve ter em conta estes princípios, que deste há muitos anos foram estudados e aplicados às empresas e que a escola a espaços tem utilizado.
O Administrador e Gestor Escolar deve planificar o trabalho e delinear metas com objectivos bem definidos de modo a tornar a administração da escola mais funcional;
Deve organizar a instituição tendo em conta a estrutura formal da autoridade, definindo tarefas e coordenando-as para os objectivos propostos;
Deve rodear-se de um staff (acessores) da sua confiança para que os mesmos colaborem na co-administração da instituição. Estes devem ser preparados para estas funções;
A direcção deve ser uma tarefa contínua onde as decisões e as directivas devem ser dadas de uma forma clara em que os seus membros se apercebam da função do líder;
Deve haver uma informação constante sobre a instituição para que os seus membros se apercebam do que se está a passar e, sobretudo, se dêem conta de que há direitos, deveres e responsabilidades na execução das tarefas que lhe são confiadas;
Por fim, toda esta gestão deve ser orçamentada e fiscalizada (contabilidade e controle).
Se estas funções do Administrador e Gestor Escolar não forem acompanhadas de um bom relacionamento humano entre os seus pares, esta poderá funcionar com carácter normativo, mas jamais poderá haver um ambiente profícuo de modo a levar a bom porto a tarefa árdua que é administrar uma Escola.

Luís Cardoso
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               



Em resposta a



Voltar ao fórum

 

Responder


Nome / Nick
EMail
Título
Link para a Webpage
Receber um email quando alguém
responder à minha mensagem

Mensagem